segunda-feira, 1 de setembro de 2008

OS FRACASSOS OLIMPICOS

QUANDO OLHAVAMOS A DELEGAÇÃO BRASILEIRA AS VESPERAS DOS JOGOS DE BEIJIN E VIAMOS DIVERSOS CAMPEÕES MUNDIAIS , RECENTES , NOS ENCHIAMOS DE ESPERANÇA E ORGULHO , CONTANDO ,CLARO ,COM UM DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA DE NOSSOS ATLETAS , ESPECIALMENTE , SE CONTABILIZASSEMOS A ISSO OS INCENTIVOS DO GOVERNO FEDERAL COM BOLSAS EM DINHEIRO PARA NOSSOS COMPETIDORES SÓ PENSAREM EM SE PREPARAR E NÃO PENSAR EM OUTROS AFAZERES PARA GARANTIR SEU PÃO DE CADA DIA, COMO EM OUTROS TEMPOS ,NÃO TÃO DISTANTES. COM TODOS ESSES ITENS POSITIVOS O QUE FALTOU PARA UMA MELHOR MELHOR ATUAÇÃO DO BRASIL NAS OLIMPIADAS DE 2008?FALTOU CONTROLE EM ALGUNS MOMENTOS E DESORGANIZAÇÃO TAMBÉM , ISSO NO EPISÓDIO DO SUMIÇO DA VARA DA FABIANA MURHER OU ATÉ MESMO CONFIANÇA ,EXAGERADA , COMO NO CASO DE DIEGO HIPÓLITO ,QUE APÓS PEDIR DESCULPAS, AOS PRANTOS , PARA TODA A NAÇÃO , CONFESSOU UM EXCESSO DE CONFIANÇA QUANTO A CERTEZA DA CONQUISTA DA MEDALHA DE OURO E ATÉ MESMO A FATIDICA DERROTA ,NA FINAL OLIMPICA DE FUTEBOL, DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA, DAS FABULOSAS MARTA E CRISTIANE.FALTOU TAMBÉM UMA CERTA DOSE DE HUMILDADE, DOS DIRIGENTES E TRABALHO SÉRIO DE INVESTIMENTO ,PESADO NA BASE,QUE É IGNORADO FRENTE AO PRIMEIRO TITULO MUNDIAL QUE ALGUM ATLETA BRASILEIRO CONQUISTAR.QUANDO A PALAVRA HUMILDADE É CITADA VAI DIRETAMENTE DE ENCONTRO AS AFIRMAÇÕES DO PRESIDENTE DO COB, CARLOS ARTUR NUZMAN, QUE AO FAZER UM RESUMO DA CAMPANHA BRASILEIRA NOS JOGOS,DISCARACTERIZOU ARGUMENTOS PARA LOGO EM SEGUIDA TORNA-LOS RELEVANTES, QUANDO LHE CONVINHA,E ISSO ANTES DE ELE, CONCLUIR A COLETIVA AFIRMANDO QUE O ESPORTE ,AQUI NESSE PAIS ,EVOLUIU E MELHOROU,E ISSO SE REFLETIA NA CAMPANHA.PARA QUEM NÃO SABE OU NÃO SE LEMBRA EM ATENAS ATLETAS BRASILEIROS CONQUISTARAM 5 MEDALHAS DE OURO, ENQUANTO NESSA ALCANSARAM 3,SENDO QUE NAS OLIMPIADAS GREGAS A DELEGAÇÃO ERA MENOR E O QUE CONTA COMO CRITÉRIO DE DESEMPATE NO QUADRO DE MEDALHAS SÃO AS DE OURO, A POSIÇÃO DO PAIS FOI INFERIOR A DE 4 ANOS ATRÁS.CONTUDO VITÓRIAS MARCANTES COMO A DE CÉSAR CIELO NA NATAÇÃO E AINDA O VOLÊY FEMININO QUE DEU UM SHOW,DEIXARAM UM LEGADO DE COMO SE APRENDER COM OS ERROS E TRABALHAR FORTE E SÉRIO TRÁS BELOS RESULTADOS. SE QUISER FAZER UM MELHOR PAPEL , DE VERDADE EM FUTUROS JOGOS,TALVEZ ATÉ SEDINDO AS PRIMEIRAS OLIMPIADAS DA AMÉRICA DO SUL,ABRE O OLHO E VAI TRABALHAR BRASIL!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

RESURGE O FUTEBOL CARIOCA E NASCE O FUTEBOL EQUATORIANO!





E epopéia está completa.Com dois times sem tradição internacional se degladiando pelo titúol mais importante da América do Sul,uma final imprevisivel era mais do que esperada.Em uma semana ocorreram 2 jogos épicos,onde alguns velhos e conhecidos detalhes decidiram em favor da Liga Deportiva Universitária,a LDU!


Oba,oba,arrogância,confiança exagerada..sobrou tudo isso nas Laranjeiras.O suposto comando,pulso firme que era alardiado e personificado,por Branco,supervisor de futebol e outros desapareceu com a inédita situação em que o Fluminense se encontrava.Não que não tenha ocorrido também do outro lado.A LDU entrou na festa da torcida do Flamengo,que de maneira legítima e bem humorada secou o Flu.Paremos com essa hipocrisia de que o Fluminense é o Brasil na libertadores,se fosse ao contrario teriamos as torcidas de Flu,Vasco eBotafogo torcendo loucamente contra o time da Gavea!


Agora o tricolor carioca precisa levantar a poeira,o torcedor tem mais é que estar orgulhoso,porén continuar afirmando que o time sairá quando quizer da última colocação do brasileiro é fazer a manutenção da postura arrogante que Renato Gaúcho,Luis Alberto e tantos outros tiveram dizendo que Tiago Neves havia marcado o gol do titulo no Equador que a defesa do Fernando Henrique era a "sorte de campeão"..e outros absurdos!Digo isso não por pessimismo,mas simplismente por você não poder vincular a grande campanha do Fluminense a uma nova,revolucionária,moderna e organizado modelo de gestão,vide os episódios de puro amadorismo que o clube teve nessa final!


Mas a luz no fim do tunel é a ressureição do futebol na cidade maravilhosa que parecia ter se perdido nas péssimas administrações recentes.Não que elas estejam nossa que maravilha,mas melhoraram sensivelmente,a fim de permitir que o Flamengo dispute duas libertadores seguidas(junto com Santos e São paulo) , termos 2 times cariocas em uma mesma edição do torneino,com deles fazendo magnifica campanha superando adversários difissílimos e só perdendo o titulo nos penais,e ainda termos um time do rio,pelo menos no começo na liderança do campeonato pelo segundo ano consecutivo(Botafogo ano passado e Flamengo esse ano) ,enfim a coisa está num ótimo caminho pessoas que só fizeram mal aos nossos clubes sendo"depostas" e as equipes no lugar de onde jamais deviriam ter saido:das grandes disputas!


E parabens ao time (esse sim) que uniu o pais em torno de uma conquista histórica,estamos testemunhando a consolidação de uma nova potência sulamericana,vide as últimas conquistas do futebol equatoriano:2 classificações seguidas para a copa do mundo,um pan americano no rio de janeiro(golendo o Brasil)e agora a fabulosa conquista da LDU,parabns a Guerrón, a liga dos urubus e a todo o povo equatoriano!


terça-feira, 1 de julho de 2008

Alerta nas laranjeiras!

O técnico Renato Gaucho sempre que quer citar algum mal exemplo de comportamento ruim na libertadores ele cita o Flamengo.Será que ele acompanhou o time da gavea tão atentamente assim?então por que ele disse que o time dele iria brincar no difissílimo brasileirão?essa semana ele junto a diretoria do fluminense escolheu o local da festa pela conquista do titulo:o mam(museu de arte moderna)porém o time dele não está em desvantagem de 2 gols?vocês viram ele dando alguma explicação tatica sobre o por que de o Flu ter tido primeiro tempo tão ruim no Equador?Tricolores ponham as barbas de molho,boa sorte amanhã!

O orgulho de ser vascaíno!

Algo que andava meio em baixa:o orgulho de ser vascaíno!Vcs,amigos de longa e curta data,sabem do meu amor louco pelo arqui-rival do clube da colina,no entanto faz mal pro próprio Flamengo e pra todo o futebol brasileiro um clube do tamanho do Vasco da Gama comandado pelas pessoas que lá estavam,perdendo titulos,prestígio,investimento...
Com o resultado derradeiro da semana passada no dia seguinte a o resultado do pleito ocorreu um fenômeno que a muito não se via pela cidade:bandeiras do Vasco desfraldadas em janelas,torcedores empunhando com orgulho a cruz de malta.
Somente a imagem de Roberto Dinamite já faz ben ao Vasco,este senhor de 54 anos é nada mais nada menos o maior artilheiro da história do clube da colina,o maior artilheiro da histótia dos canpeonatos brasileiros,com 190 gols e o que é mais importante para o vascaíno:é o maior artilheiro do clássico Vasco e Flamengo,ou seja,é o cara que mais vezes fez gol no Flamengo com a camisa do Vasco! Mas a missão agora é complicada,pois a herança deixada por Eurico é maldita.Mesmo que por algum milagre as contas estejam em dia o que eu duvido(Romário recentemente emprestou dinheiro ao clube e cobra,não se iluda vascaino) ainda assim o vasco não tem patrocinador forte,não tem um bom elenco para a disputa do brasileiro...eu sinceramente torço pra que Roberto se cerque de gente boa e faça uma grande gestão para que não tenhamos que ouvir de algum cruzmaltino:"ai que saudade do eurico!

A eurocopa e suas conclusões!

A europa vive um período de incoerências em seu futebol,em seu principal torneio de seleções,que muitos dizem ser a copa do mundo sem Brasil e Argentina(ou seja,bem longe de ser copa do mundo já que os 2 juntos somam 7 titulos mundiais dos 18 já disputados)seleção que joga futebol maravilhoso,pros dias de hoje,não chega a lugar algum(holanda)seleção que chega decantada por possuir o melhor jogador do mundo,no momento(Portugal e CristianoRonaldo) cai diante da seleção dona do futebol mais feio e vencedor do mundo(Alemanha) feio mas não covarde,como o de ,vejam só, campeã mundial Italia.tivemos também boas surpresas e belas imagens:no quesito surpresa a Rússia e seu craque Ashavin(corrijam-me se errei a grafia do nome do cidadão) e quanto as belas imagens como esquecer da garra e do exemplo de dedicação demosntrado pela seleção turca.Uma única grande decepção:a França,que saiu do torneio sem ter vencido uma única partida,mas tem time para futuros resultados melhores.
Um fato curioso.Até pouco tempo,entre os clubes da europa havia um consenso de que os clubes espanhóis eram os bichos papões do continente,possuiam a liga das estrelas e tudo mais,porém,a fúria sempre que entrava em alguma competição ia mal das pernas,amarelava...pois de uma hora para outra a grande liga de clubes da Europa passou a ser a inglesa.A premier league passou a ser a menina dos olhos das emissoras de tv(até mesmo brasileiras,fechadas ou não) e em contra partida o english team(seleção da Inglaterra) começou a colecionar fracassos,chegando ao cumúlo de não se classificar para a euro.
Bem acho que para o bem do futebol bem jogado o titulo de euro ficou em boas mãos.Não vi a Espanha tão brilhante assim como alguns disseram,nem na final,a fúria teve até algumas partidas bem fraquinhas,como contra a Itália.Azurra essa que foi a última seleção de futebol feio a ganhar uma competição sobre uma que se não era brilhante tinha um craque:Zidane.Esse sujeito deixava qualquer time brilhante.
No fim das contas acabou sendo um prêmio para o extraordinário Casillas,o genial Fabregas,o oportunista Fernando Torres,o habilidoso Xavi(eleito ontem o craque do torneio) e o competente e elogiadissímo Marcos Senna.É o mesmo Senna,que passou também pelo Corinthians,assim com o Deco de Portugal,só que com um detalhe a mais,o treinador que o dispensou: se você falou o nome daquele que pra muitos é o substituto em potencial do Dunga,Wanderley Luxemburgo,você,caro leitor,acertou!

Parabéns fúria, parabens Espanha


esse foi o domingo do campeão da copa do brasil 2008:encontrou um leão mais feroz que ele!

domingo, 29 de junho de 2008

Flamengo segue líder!

Atuando como time grande com coragem de agredir o adversário mesmo longe de seus dominios! Está seria a receita de qualquer time que tenha a pretensão de ser campeão brasileiro! Ou obrigação! Pois o Flamengo, até o momento, tem tudo isso nesse brasileirão. Não somente a famosa garra rubro negra, que as vezes é tratada com um certo folclore e desdém, o time tem mostrado talento, jogadas ensaiadas... e obrigação, que lhe for emputado por sua torcida após o maracanazo contra o América do México! O time venceu hoje nada mais nada menos que o Sport, campeão da Copa do Brasil, e que além de ter derrubado grandes clubes durante a campanha do titulo, não perdia na Ilha do Retiro desde a última rodada do brasileirão passado, para o São Paulo. O Flamengo começou o jogo com excelente postura marcando e agredindo o adversário e contando como sempre com os gritos, nunca discretos e sempre apaixonados de sua torcida, não foram poucos os momentos do jogo em que só ela era ouvida apesar do jogo ser no Recife. O placar foi aberto no começo do segundo após bela jogada ensaiada a bola foi cruzada por Juan e encontrou o xodó Obina, que cabeceou para o fundo da rede, porém graças ao péssimo estado do gramado, o Sport empatou em chute de fora da área a bola bateu no morrinho artilheiro e fugiu do goleiro Bruno, mas no apagar das luzes e a fim de premiar a a boa leitura de jogo do treinador rubro negro, Caio Junior, e não coragem como alguns vão dizer, ao trocar Cristian, um volante, por Diego Tardelli, um atacante. Após bela troca de passes Juan, em mais uma assistência encontrou novamente Obina, que só teve o trabalho de empurrar para o gol, o centroavante baiano vem pintando como novo titular do ataque, barrando o irregular Souza. Com os outros resultados, empates de Cruzeiro e Grêmio, o Flamengo, pela primeira vez assume a liderança, isolada da tabela.

E segue a obrigação!